terça-feira, 23 de junho de 2015

Identificação de funções orgânicas em medicamentos

No dia 21 de Maio de 2015, no Colégio da Polícia Militar, nosso trabalho com o tema de Química dos Fármacos teve sua continuidade.







Nesta oficina, foi feita uma revisão e uma relação da Química dos Fármacos e suas funções orgânicas. Abordamos a questão das nomenclaturas, e seus radicais livres. Nesta mesma revisão usamos algumas estruturas de medicamentos para fazer algumas identificações para que eles se sentissem mais familiarizados com o assunto.


Em seguida, durante a oficina, partimos para a prática com a identificação dos compostos e suas funções orgânicas. Dividimos a sala em dois grupo para que facilitasse na questão de material, reagentes e para que todos participassem da prática.


A prática foi realizada com alguns medicamentos que utilizamos no início de nossas oficinas em um estudo de caso, que foram: Energil C, Aspirina, Codaten e o Tylenol. Esse estudo de caso foi feito com o objetivo de que os alunos estudassem esse caso e quando chegasse ao dia da prática, eles tivessem noção do assunto.


Como foi uma prática, cada um deles tinha um roteiro para a elaboração da mesmo. O Bolsistas os guiavam na leitura do roteiro e eles mesmos manusearam a prática.


Com isso a partir da leitura, os alunos com o auxilio dos bolsistas, realizaram os testes com os reagentes para se obter um resultado a partir do que se observava na prática, como uma coloração ou desprendimento de gás depois da reação e tudo o que se observava era anotado.






Por fim, os alunos ficaram de identificar os grupos funcionais a partir de seus dados coletados nessa prática, que com isso na próxima oficina os mesmos, apresentarão o que realmente o paciente do caso tinha tomado e seus grupos funcionais.



A oficina deixaram mais ainda curiosos e estimulados pela aula alternativa e bastante interessante para eles. Uma oficina onde não se mostrou um tradicionalismo, nem a falta de vontade de está presente, mas sim um interesse pelo assunto e pela Química!

terça-feira, 9 de junho de 2015

Discussão de vídeos e aplicação dos temas Fármacos, Genéricos e Medicamentos

No dia 14 de Maio de 2015, demos continuidade as oficinas no Colégio Militar em sua turma do 3° ano, com o tema de Química dos Fármacos.




Logo após a projeção dos vídeos tivemos umas discussão com os alunos a cada intervalo de vídeo. Foi surpreendente como eles participavam de cada discussão, suas curiosidades nos estimulava a interagir com eles e de responder a cada pergunta.

Em seguida foi feito alguns grupos, cada um com um tema diferente sobre os Fármacos, Genéricos e  nomes de medicamentos.





Durante essas discussões, os alunos tinham que passar o que eles compreenderam e construir algo para ser transmitido aos demais grupos. A partir disso, eles elaboraram um cartaz e organizaram suas falas e expressaram diante de seus colegas.








O que podemos dizer desta oficina, foi o forte desempenho e estímulo de que eles participaram com toda sua vontade, foi discutir na hora certa, brincar na hora certa, contextualizando o assunto e aplicando, fazendo com que eles finalizem e se sintam a vontade e com grande curiosidade para voltar em nosso próximo encontro.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Lixo nosso de cada dia

Diante das preocupações com o meio ambiente, onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos, os bolsistas do PIBID iniciaram o encontro indagando aos alunos presentes sobre a importância de cuidar do meio ambiente, tornando o espaço limpo e livre do lixo.

Obordou-se dessa forma sobre os ‘’tipos de lixo” e a reciclagem, esclarecendo-se assim sobre o lixo orgânico e inorgânico, como separá-los  e as consequências de não se fazer uma coleta seletiva.

A partir de então, buscou-se através de slides explicar as diferenças existentes entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário, dando enfâse aos problemas gerados pelo lixão e pelo aterro controlado bem como as doenças causadas pela presença de animais atraídos pelo lixo a céu aberto ou até mesmo a contaminação do lençol freático devido ao chorume produzido pelo processo de degradação do lixo orgânico.


Colégio da Polícia Militar: Química dos Fármacos (Oficina introdutiva)


No dia 23 de abril de 2015, nós iniciamos nossos trabalhos no Colégio Militar em sua turma do 3° ano, com o tema de Química dos Fármacos.



A princípio no nosso objetivo era extrair dos alunos conhecimentos prévios sobre o tema aplicando um teste de sondagem para saber o que poderíamos falar e aplicar para eles durante nosso trabalho. Sendo assim, damos início a um estudo de caso sobre auto-medicação com intuito que no final das oficinas eles descobrissem que tipo de medicação foi utilizada no estudo de caso. No final desta oficina foi feita uma mostra de rótulo e bulas e uma discussão sobre o mesmo.