No dia 21 de Maio de 2015, no Colégio da Polícia Militar, nosso trabalho com o tema de Química dos Fármacos teve sua continuidade.
Nesta oficina, foi feita uma revisão e uma relação da Química dos Fármacos e suas funções orgânicas. Abordamos a questão das nomenclaturas, e seus radicais livres. Nesta mesma revisão usamos algumas estruturas de medicamentos para fazer algumas identificações para que eles se sentissem mais familiarizados com o assunto.
Em seguida, durante a oficina, partimos para a prática com a identificação dos compostos e suas funções orgânicas. Dividimos a sala em dois grupo para que facilitasse na questão de material, reagentes e para que todos participassem da prática.
A prática foi realizada com alguns medicamentos que utilizamos no início de nossas oficinas em um estudo de caso, que foram: Energil C, Aspirina, Codaten e o Tylenol. Esse estudo de caso foi feito com o objetivo de que os alunos estudassem esse caso e quando chegasse ao dia da prática, eles tivessem noção do assunto.
Como foi uma prática, cada um deles tinha um roteiro para a elaboração da mesmo. O Bolsistas os guiavam na leitura do roteiro e eles mesmos manusearam a prática.
Com isso a partir da leitura, os alunos com o auxilio dos bolsistas, realizaram os testes com os reagentes para se obter um resultado a partir do que se observava na prática, como uma coloração ou desprendimento de gás depois da reação e tudo o que se observava era anotado.
Por fim, os alunos ficaram de identificar os grupos funcionais a partir de seus dados coletados nessa prática, que com isso na próxima oficina os mesmos, apresentarão o que realmente o paciente do caso tinha tomado e seus grupos funcionais.
A oficina deixaram mais ainda curiosos e estimulados pela aula alternativa e bastante interessante para eles. Uma oficina onde não se mostrou um tradicionalismo, nem a falta de vontade de está presente, mas sim um interesse pelo assunto e pela Química!
Nenhum comentário:
Postar um comentário